sexta-feira, 8 de maio de 2020

Cuide da sua imunidade em tempos de Covid19 !

Oii gente! Tudo bem?  Estamos na aquela ainda.... Isolados!

E vocês estão se cuidando? Não digo sobre: Ah, tem que malhar, tem que fazer alguma atividade física - a não ser que você ame - e está dando jeito de fazer.

Além dos cuidados da saúde mental, que é primordial, em tempos de Corona Vírus, é ESSENCIAL e extramente importante: Cuide da sua imunidade!

O que você tem feito? Não sou médica e nem nada da área. Mas leio muito, muito e muito. E o que está muito notório, é que, o organismo que está sendo bem cuidado, ele sente menos a "gripezinha". Notório não é dado científico, ok? E de qualquer forma, cuidar da imunidade é bom para evitar diversas doenças.

Então é a hora de cuidar da imunidade. É bom para nosso corpo, adoece menos, a nossa "caixa" que carrega a nossa pessoa é sempre lembrada nos cuidados. E a parte interna? Lá dentro é uma engrenagem e tem que estar tudo bem pra ela funcionar direitinho.

Vitaminas - neste momento são essenciais. As bem  importantes para imunidade. O organismo todo direitinho com suas vitaminas  é melhor. Mas vou falar de algumas que ajudam!

A Vitamina C, que muitos já associam a imunidade - anti gripal:
Bom, quando se fala em Vitamina C, você já pensa em capsulas, ou efervescentes., e não é isso que quero falar. Até porque, nem todo mundo pode comprar e manter. E acredite: O excesso faz mal. Tem gente que erra a mão e exagera na dose.

A dica que dou: Cuide da sua alimentação! Não é hora de fazer dietas tão restritivas. O corpo tem que estar pronto para receber o corona (sim, uma hora todos vamos pegar, enquanto  não tiver vacina, o risco vai existir).

Comida de verdade, frutas, legumes, tudo que é "plantado" é saudável. Evite pacotinhos, industrializados. Ou, não faça o excesso dessa alimentação e priorize os alimentos que são nutritivos.
Uma listinha que você pode inserir no dia dia (comer de vez em quando quase nunca, não vai adiantar. Tem incluir na rotina): Acerola, Caju, Goiaba, Morango, Brócolis, Tomate, Laranja, Mamão e etc.
O ideal é fazer uma consulta com nutricionista  - ou pesquise na internet - os alimentos que potencializam a vitamina ao ser consumida.


fonte google e sem crédito identificado 
Vitamina D
Neste tempo preso em casa, não temos pego sol o suficiente, e é extremamente importante. A imunidade fica muito melhor, aliada a alimentação e sol. A Vitamina D melhora a saúde dos ossos, além de fortalecer o sistema imunológico, é uma poderosa aliada para a beleza: fortalece cabelos e unhas, e muita gente tem a deficiência desta vitamina.

Relatei nos meus stories o tanto que meu cabelo estava caindo.  E mais que depressa, inclui vitaminas e sol e afirmo que melhorou absurdamente.
Então minha dica: Sempre que puder, no canto da sua casa que tiver, fique dez minutinhos que seja, tome um pouco de sol.
E além do sol, tem muitos alimentos que devem ser consumidos para dar aquela ajudada: Bife de fígado, gema de ovo, atum, sardinha, Salmão selvagem, queijo, cogumelos e etc.
Uma outra dica, Teve um tempo que fazia suco verde (couve, abacaxi, gengibre, pepino, etc), também foi maravilhoso, a minha preguiça fez parar. Mas fica de sugestão.



sem crédito identificado via google 

Você pode comprar frutas vermelhas fresquinhas sem agrotóxico, pode comer in natura, suco, geléia, receitas, bolinhos saudáveis, até picolé (fiz para o meu bebê!)
  Indico um lugar que entrega na sua casa e vem direto de Pedra Azul:
https://www.instagram.com/nahortatem/



As frutas vermelhas (amora, morango, framboesa, mirtilo e cereja são pequenas porém ricas em propriedades nutritivas como vitaminas, minerais e fitoquímicos, que desempenham funções antioxidantes para o organismo e que FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO. Aliás, essas bichinhas aí tem zilhões de benefícios. Inclusive ajuda no emagrecimento e de forma saudável, afinal, você ainda consome nutrientes que elas oferecem. Dá uma olhada aqui https://womenshealthbrasil.com.br/beneficios-das-frutas-vermelhas/

E gente, não é pra comer tudo num dia só achando que o milagre será feito. Nãooo. É incluir diariamente na sua rotina. E é bom que dá variada em sabores. E digo mais: Feira é mais barato que industrializado. E comer, é necessidade vital. Faça as trocas e veja a diferença, inclusive na sua pele.
Os cuidados de dentro, interferem no de fora. Só creminhos podem até ajudar, mas quando se faz que inclui os cuidados com alimentação, o resultado é muito maior.

Claro, se você tiver condições, o ideal é fazer exame para ver quais vitaminas seu corpo precisa, mas a dica que dou é para este momento de isolamento. Cuide da sua imunidade.
Tenha certeza que fará a diferença. Espante o Covid19! (não é que não vá pegar, mas talvez ajude a ser menos agressivo no seu organismo. É bom repetir o que falei inicialmente)


A saúde mental é aliada a manter a imunidade (inclui tudo acima + cuide da sua mente).
Ouça músicas que você gosta, pratique o deboismo, faça coisas que te façam bem. DURMA também. O corpo precisa. E se você está sentindo muitoooo o isolamento, de afetar emocional, procure ajuda profissional. Posso indicar psicólogo que está fazendo tratamento gratuito, e um excelente psiquiatra.

Tente! O corpo bem protegido sofre menos. 

Eu, EU, todo dia todo água com limão (Isso tem muuuuitos anos), não é para emagrecer e nem nada. Mas sempre achei que me faz bem. Eu quase não gripo. E euu acho que peguei o Corona (ainda  não fiz o teste) no final do verão em Guarapari e meu corpo já é habituado a alimentos saudáveis e o limão de todo dia.

No isolamento comecei a tomar alguns multivitamínicos  - incluindo a Vitamina D. Meu cabelo ficou outro em uma semana.
Porém, cada pessoa é uma pessoa. Cada um tem necessidade diferente. O cuidado com alimentação serve para todos.

Bora se cuidar!
Beijos e até a próxima dica,
Adri




0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes da publicação.

Obrigada pela visita! *_*
Beijinho, beijinho, tchau, tchau!