quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mostra "Sobre Vida" na Assembleia Legislativa

Sobre Vida“A mostra da artista plástica Jacqueline Giovannini apresenta uma coleção que nos faz refletir sobre a vida, a vida em sua essência, simplicidade que nos leva ao que há... A alegria que todos nós buscamos está lá, na inocência da infância, na sabedoria das crianças que nos remetem à visão genuína, ao pasmo essencial. Sensação de felicidade acessível a todos, aqui, nas pedrinhas, no passarinho, no chão. O resgate desse eterno sentimento é sobrevida. É viver além, além do que já foi. É o resgate da vida que parecia terminada, mas que sobrevive. A reinvenção da vida através da madeira descartada, mas que ainda raiz, brota em novas formas e movimentos. Nesse compasso de retorno e resgate somos embalados pelo riso menino e o olhar inocente até sentirmos, de novo, as nossas raízes... Percebemos o sentido oculto da vida e a infinitude de suas relações – de como a teia se constrói e qual é o nosso papel”.
Juliana Gomide

E com este tema, a escultora e artista plástica Jacqueline Giovaninni inaugura exposição na Assembleia Legislativa, do dia 23 de novembro a 10 de dezembro, na galeria Francisco Schwartz, na Assembleia Legislativa.
Na mostra ela apresenta esculturas em madeira descartada e bronze. Serão 50 peças, mobiliários e luminárias, entre outros, com dimensões de 30 centímetros a dois metros, buscando promover o que é mais próprio do ser humano, a transformação.
A comercialização das esculturas será feita no final da mostra, quando haverá leilão de peças. Toda renda será revertida para organizações sociais, o que eu acho super bacana!

Para a artista, sua obra vai além da arte pela arte, ela também quer contribuir para o aperfeiçoamento humano. Tem uma função sóciocultural, é a arte que regenera a consciência social. O nome da exposição, “Sobre Vida”, inclusive, foi escolhido a partir da proposta da mostra que é de dar uma segunda oportunidade para o material utilizado, como por exemplo, as raízes, recolhidas, muitas vezes até chamuscadas, em áreas de desmatamento.
A exposição apresenta peças abstratas, com curvas delicadas, irregulares, assimétricas. “Em meu trabalho, busco um diálogo vivo e verdadeiro com cada obra. Não faço arte pela arte, quero contribuir para o aperfeiçoamento humano, invisto numa arte que regenera a consciência social”, explica a artista.
A mostra, com patrocínio de Sincades, terá visitas monitoradas. Quatro alunos do curso de Artes da UFES acompanharão os visitantes para ajudá-los no reconhecimento das obras e de suas propostas artísticas.

No dia 22,às 20 horas, Jaqueline recebe convidados para a abertura oficial da mostra. Nos dias de abertura ao público, será em horário comercial.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes da publicação.

Obrigada pela visita! *_*
Beijinho, beijinho, tchau, tchau!